sábado, 8 de dezembro de 2007

Um Menu Saudável

É importante que os jovens reconheçam que ter hábitos alimentares saudáveis vai influenciar positivamente a sua saúde agora e no futuro. A prevenção das perturbações do comportamento alimentar (anorexia e bulimia) e obesidade passa, entre outras coisas, pela promoção de uma alimentação saudável desde os primeiros anos de vida da criança, onde o prazer de comer e a saúde conseguem andar de mãos dadas.

O que deves fazer para teres uma alimentação saudável?

Pequeno-Almoço

Um bom pequeno-almoço dá-nos a energia de que precisamos para começar bem o dia. No pequeno-almoço ideal não podem faltar:
Leite e derivados (queijo fresco ou queijo curado, requeijão, iogurtes simples, líquidos, com pedaços, com puré de fruta caseiro, etc.)
Cereais e derivados (o pão deve ser de mistura, fresco, em tostas ou torrado, cereais de pequeno-almoço, de preferência com fibra e pouco açúcar).
Fruta fresca (laranjas, tangerina, frutos silvestres, kiwi, ananás, etc.)
Gorduras (deves preferir a manteiga à margarina e deves consumir em pouca quantidade).

Refeições Intermédias: Meio da Manhã e Lanche

Para a escolha dos alimentos deves pôr em prática a imaginação. Achas que estás a contribuir para a tua saúde se continuares a beber refrigerantes, leite com chocolate, batatas fritas, chocolates, chupas, gomas, rebuçados, bolos com cremes gordurosos? É verdade que são todos deliciosos e com um óptimo aspecto, mas podes de certeza encontrar alternativas bem mais saudáveis e também muito saborosas. A escola pode também procurar, sempre que possível, incluir estes alimentos no bar. Aqui vão algumas sugestões:
Os refrigerantes e os sumos de pacote (mesmo os que são "light") podem ser substituídos por sumos caseiros. Põe a imaginação a funcionar e cria combinações de frutas (ex. laranja e morango). Podes melhorar o sabor do leite branco se juntares um pouco de canela, cevada ou fruta triturada. Podes melhorar o sabor do iogurte natural se juntares mel, puré de frutos, bolacha ou cereais. As sandwiches que comes são sempre a mesma coisa? Podes fazer combinações infinitas e podes ter recheios diferentes todos os dias: queijo fresco, queijo curado, requeijão, ovo cozido, atum (já existe conservado em água!), frango, perú, paio, salpição, marmelada e compotas caseiras com pouco açúcar, alface, couve branca, cenoura, pepino).

Almoço e Jantar

A sopa nunca deve ser esquecida, nem ao almoço nem ao jantar. Achas que a sopa engorda? Esta é uma das ideias mais erradas que se pode ter acerca da sopa. A sopa é dos pratos mais indicados para quem quer perder peso. A tua mãe diz que não tem tempo para fazer sopa? Explica-lhe que a sopa é saudável, faz-se rapidamente e até pode congelar-se. Achas que a sopa é sempre a mesma coisa? Põe mãos à obra e experimenta sopas inventadas por ti: escolhe os teus legumes preferidos, tira a pele, coloca-los numa panela cortados aos bocados, junta água, um pouco de azeite, sal e ervas aromáticas. Deixa ferver durante alguns minutos e reduz tudo a puré. A sopa está pronta.

Para termos uma alimentação saudável podemos comer de tudo, desde que não seja em excesso. Devemos preferir o peixe à carne e os legumes cozidos são um bom acompanhamento. A salada deve estar sempre presente e também aqui a nossa imaginação é importante. A salada de alface não sabe a nada? Experimenta juntar cenoura, tomate, couve branca, maçã em tiras muito fininhas, pêssego aos quadrados, rodelas de laranja, bolas de queijo curado, quadrados de queijo fresco ou nozes. Podes combinar os sabores da tua preferência. O vinagre pode ser substituído por sumo de limão e podem ser adicionadas ervas aromáticas. As bebidas mais indicadas para acompanhar as refeições principais são a água e os sumos de fruta caseiros

Podes comer bolos, desde que não abuses. Deves preferir os bolos caseiros, que têm menos açúcar, gordura e corantes que os bolos de pastelaria. Os bolos devem ter, sempre que possível, fruta, leite e/ou iogurte. A gelatina faz bem à saúde e podes experimentar fazer gelatina caseira, utilizando folhas de gelatina, sumo de fruta feito em casa e quadradinhos de fruta. Os gelados também são permitidos, principalmente se forem feitos com fruta da época, leite ou iogurte.

Escolher uma alimentação saudável não é sinónimo de abandonar os pratos preferidos, nem de passar fome, mas sim de ter uma alimentação mais variada, cheia de novas experiências, novos sabores e novas cores.

Sónia Pereira

Nota: Artigo publicado no http://www.portaljunior.com