sábado, 8 de dezembro de 2007

Fazer Dieta

Fazer dieta não significa deixar de comer

Todos sabemos que a Primavera e os primeiros raios de sol lembram-nos logo as idas à praia e, por isso, tentamos desesperadamente perder peso a partir desta altura do ano.No entanto, muitas crianças e jovens iniciam uma dieta contando apenas com os conselhos dos amigos, dos familiares ou das revistas.Nem sempre estes conselhos são os mais indicados, o que leva muitas vezes ao aparecimento de doenças que podem ser muito graves. Estas dietas podem ter mau resultado, especialmente em pessoas que já não estão bem psicologicamente.

O que pode acontecer se se deixar de comer?

Anorexia nervosa

Esta doença afecta principalmente raparigas adolescentes e surge quando estas jovens, pressionadas socialmente pelo desejo de magreza e de um corpo conforme ao dos modelos sociais «aceites», iniciam uma dieta (sem apoio e em segredo) e perdem o controlo, acabando por ficar viciadas em perder peso.Fingem que comem ou evitam ser vistas a comer, mentindo frequentemente sobre a sua alimentação. Na verdade, praticamente não comem...Infelizmente, a família demora algum tempo a detectar o que se passa e torna-se muito difícil reverter o processo sem ajuda médica.Estas jovens ficam com um aspecto muito doente e o seu corpo fica parecido com um esqueleto. As unhas ficam quebradiças, o cabelo fica baço e vai caindo aos poucos, a pele fica enrugada e os ossos ficam muito fracos, podendo partir-se até com uma pequena pancada.Os problemas que ocorrem ao nível da menstruação podem, um dia mais tarde, fazer com que estas jovens não consigam engravidar.Esta doença é muito grave e pode ser mortal.

Bulimia nervosa

A bulimia é uma doença grave e também afecta muitas raparigas adolescentes por razões semelhantes às da anorexia nervosa.Estas jovens querem tanto perder peso que, sempre que comem mais do que acham que deviam, acabam por provocar o vómito para deitar fora toda a comida que engolem.Ao contrário da anorexia nervosa, comem normalmente para não levantar suspeitas, provocando o vómito logo a seguir. Noutras formas, comem pouco e têm «crises de fome» em que devoram tudo o que aparece à frente, indo provocar o vómito a seguir, atormentadas e «culpadas» por terem comido...Este comportamento vai provocar lesões no estômago e nos dentes, que por vezes acabam mesmo por cair!Esta doença também pode ser mortal, especialmente por causa dos problemas cardíacos que pode provocar.

Obesidade com perturbação do comportamento alimentar

Existem cada vez mais obesos (e crianças obesas) e é importante que a obesidade seja tratada. Mas muitas pessoas que têm excesso de peso preferem fazer a sua dieta sem a ajuda de ninguém, cometendo erros muito graves. É difícil e os casos de sucesso são muitíssimo raros.As dietas pouco equilibradas e demasiado rígidas, que têm como objectivo a perda de peso muito rápida, fazem com que a pessoa esteja sempre com fome. A pessoa acaba por perder o controlo e começa a comer, a comer, a comer... sem conseguir parar, ficando depois com ainda mais peso do que tinha antes de iniciar a dieta.A pessoa começa a detestar-se ainda mais, não apenas pela sua obesidade, mas também pela sua incapacidade de se controlar, ficando cada vez mais triste.Continua a perder o controlo da sua alimentação, comendo mais e aumentando ainda mais o seu peso; por isso volta a fazer dieta e começa tudo de novo!

Se a pessoa não se sente satisfeita com o seu corpo e se acha que tem excesso de peso, é importante que procure sempre a ajuda de técnicos especializados antes de iniciar qualquer dieta, para que não venha a sofrer de nenhuma destas doenças.

Sónia Pereira

Nota: Artigo publicado em:
http://www.portaljunior.com
http://www.junior.te.pt
http://www.qdivertido.com.br

Sem comentários: