sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Quem somos?

Actualmente existem cada vez mais famílias a procurar ajuda de psicólogos, pois não sabem como ultrapassar a difícil tarefa de lidar com crianças ou adolescentes com diversos tipos de dificuldades (aprendizagem, problemas de comportamento, problemas do sono, dificuldades de controlo dos esfíncteres, inibição, ansiedade, depressão, problemas de comportamento alimentar, complexos com o corpo, entre outros).

Apesar de existir essa necessidade, nem sempre é possível a obtenção de uma consulta de psicologia em tempo útil e a preços reduzidos. A pensar nessa necessidade, criámos um projecto que procura dar resposta a estes casos.

O Projecto Crescer & Aprender surgiu em 2005 e foi acolhido pelos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos. Realizamos consultas de avaliação psicológica, reeducação da dislexia, psicoterapia de apoio e terapia da fala a preços bastante acessíveis, por serem proporcionais aos rendimentos do agregado familiar (desde 10 euros). Realizamos também formações para professores, técnicos de saúde, auxiliares de acção educativa e pais.

O projecto conta com a colaboração de uma psicóloga e uma terapeuta da fala.

Sónia Pereira é psicóloga desde 2002 e tem mestrado pré-Bolonha pelo ISPA em Psicologia da Saúde. Realizou formação após a licenciatura nas áreas de Avaliação Psicológica e Psicoterapia de Apoio a Crianças e Adolescentes. Exerceu Psicologia em diversas entidades públicas de Saúde e Educação, como Hospital de Santa Maria, Hospital Amadora-Sintra, Centro de Saúde de Oeiras, Casa Pia de Lisboa, Escola Básica nº 1 de Algés, Agrupamento de Escolas D. Domingos Jardo (Cacém) e Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina (Almada).

Áreas onde dá apoio: Cascais, Oeiras (incluindo Paço de Arcos e Algés), Sintra, Amadora, Almada e Lisboa.
Contactos: sonia.pires.pereira@gmail.com ou 91 412 84 34

Ana Mafalda Filipe é terapeuta da fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Esteve integrada no Projecto de Apoio à Inclusão, desenvolvido pela Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI) de Torres Vedras, que visa dar apoio directo e indirecto às crianças integradas no Ensino Especial e respectivas famílias e docentes. Trabalhou no Serviço de Intervenção Precoce (SIP) do Centro de Educação para o Cidadão Deficiente (C.E.C.D.) de Mira Sintra e no Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR) do Hospital D. Estefânia.

Áreas onde dá apoio: Cascais, Oeiras (incluindo Paço de Arcos e Algés), Sintra e Amadora.
Contactos: mafalda_tf@sapo.pt ou 96 575 32 82

Cecília Quadrado é terapeuta da fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Esteve integrada na Associação Para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Mafra (APERCIM), no Hospital Fernando Fonseca, Santa Casa da Misericórdia (S.C.M.L.) - Unidade local Saúde Dr. José Domingos Barreiro, Centro de Educação para o Cidadão Deficiente (C.E.C.D) - Mira Sintra – Serviço de Intervenção Precoce e na Casa Pia de Lisboa - Colégio Dª Maria Pia.

Áreas onde dá apoio: Loures, Sacavém, Odivelas, Amadora, Almada e Lisboa
Contactos: ceciliaquadrado@gmail.com ou 912 109 928

Marlene Jesus é terapeuta da fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Estagiou no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian e no Centro de Medicina Física e Reabilitação da Guarda Nacional Republicana.

Áreas onde dá apoio: Loures, Sacavém, Odivelas, Amadora e Lisboa.
Contactos: marlenejesus.tf@gmail.com ou 96 473 81 18

Sem comentários: