segunda-feira, 28 de abril de 2008

Intervenção na obesidade da criança e do adolescente

O Projecto de Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes (PICAO) tem como objectivo ajudar os jovens obesos a perder de peso, promovendo estilos de vida saudáveis e realizando psicoterapia de apoio, de modo a intervir em variáveis psicológicas que frequentemente estão associadas à obesidade.

Foram incluídos no Projecto 15 jovens com vários graus de excesso ponderal. Em comparação com os valores do IMC (Índice de Massa Corporal) obtidos na primeira consulta, verificou-se uma descida do IMC ao longo do tratamento. No que diz respeito aos aspectos mais qualitativos, podemos referir que maior parte dos jovens modificou os seus hábitos alimentares, mais de metade dos jovens aumentou a actividade física, muitos destes jovens melhoraram a relação com os pares e aumentaram a sua autonomia em relação à família.

O artigo foi publicado pela primeira vez nos Arquivos de Medicina e apresentado sob forma de Poster no Curso Pós-Graduação de Endocrinologia, Diabetologia e Metabolismo, organizado pelo Serviço de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Hospital de São João.




O artigo mais recente foi publicado na Revista Ser Saúde, revista bimestral de ciência e saúde. Pode consultar aqui a versão integral do artigo (página 98).

Sem comentários: