Tal como pode ser observado no gráfico, o número de consultas tem aumentado significativamente. Destacamos o mês de Maio, onde foi realizado um maior número de consultas.


Como se pode observar no gráfico abaixo, as crianças observadas têm idades muito diferentes. Verifica-se que, na nossa lista de utentes, existem muitas crianças de 7 e 12 anos de idade.
Aos 7 anos encontramos maioritariamente crianças que ainda não estão bem adaptadas ao 1º Ciclo, recorrendo à consulta porque apresentam comportamentos preocupantes na sala de aula. Por um lado, encontramos crianças apáticas, tristes e pouco activas. Por outro lado, encontramos crianças com sintomas de hiperactividade.
Aos 12 anos temos principalmente casos de entrada conturbada na adolescência, também com duas características opostas: temos os jovens que se isolam do grupo e também os jovens com comportamentos agressivos.


No que diz respeito às perturbações identificadas após a avaliação psicológica, encontra-se uma elevada percentagem (18%) de crianças com défice cognitivo (que recorrem às consultas para avaliação destinada a justificar as medidas do DL 319/91). Encontramos também crianças com dislexia, que após avaliação têm oportunidade de realizar reeducação de dislexia. Cerca de 12% das crianças avaliadas apresentam perturbações de oposição/conduta e 12% sentem-se desmotivadas em relação aos estudos.
Sem comentários:
Enviar um comentário