segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Dados do Projecto (de Out. 2005 a Dez. 2006)

O projecto teve início em Outubro de 2005, tendo sido realizadas 499 consultas. Foram atendidos utentes com idades compreendidas entre os três e os dezanove anos e todos foram submetidos a uma avaliação psicológica. Cerca de 66% foram encaminhados para outras entidades, 29% permaneceram em consulta para psicoterapia de apoio e 5% fizeram reeducação de dislexia.
Tal como pode ser observado no gráfico, o número de consultas tem aumentado significativamente. Destacamos o mês de Maio, onde foi realizado um maior número de consultas.





Como se pode observar no gráfico abaixo, as crianças observadas têm idades muito diferentes. Verifica-se que, na nossa lista de utentes, existem muitas crianças de 7 e 12 anos de idade.
Aos 7 anos encontramos maioritariamente crianças que ainda não estão bem adaptadas ao 1º Ciclo, recorrendo à consulta porque apresentam comportamentos preocupantes na sala de aula. Por um lado, encontramos crianças apáticas, tristes e pouco activas. Por outro lado, encontramos crianças com sintomas de hiperactividade.
Aos 12 anos temos principalmente casos de entrada conturbada na adolescência, também com duas características opostas: temos os jovens que se isolam do grupo e também os jovens com comportamentos agressivos.





No que diz respeito às perturbações identificadas após a avaliação psicológica, encontra-se uma elevada percentagem (18%) de crianças com défice cognitivo (que recorrem às consultas para avaliação destinada a justificar as medidas do DL 319/91). Encontramos também crianças com dislexia, que após avaliação têm oportunidade de realizar reeducação de dislexia. Cerca de 12% das crianças avaliadas apresentam perturbações de oposição/conduta e 12% sentem-se desmotivadas em relação aos estudos.

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